App troca planta
Tive a oportunidade de participar de um bootcamp super legal de UX design da Awari.
Ele se baseou nos princípios do Double diamond e design thinking.
O curso como um todo te da oportunidade de realizar o projeto com tema a sua escolha e uma ajuda de um mentor que no meu caso foi o Marcus. Então resolvi escolher trabalhar com o tema sobre plantas, já que teve um grande aumento de vendas no último ano.
Análise de mercado e alinhamentos
Desk Research
→ A previsão para 2021 é um aumento de pelo menos 5% no faturamento em relação a 2020, segundo o instituto brasileiro de floricultura (Inbraflor)
→ muitas pessoas passaram a utilizar as plantas como uma reconexão com a natureza durante o isolamento e, até mesmo, como uma terapia alternativa para alívio da ansiedade e estresse.
→ Dentre os setores que mais cresceram esta o de plantas verdes ou ornamentais
Matriz CSD
Queria começar deixando minha pesquisa alinhada com uma gestão e conhecimento sobre ela de modo que eu pudesse obter algo concreto nas pesquisas com usuários em um futuro próximo, então fiz uma matriz CSD, ela serviu como um ponto de partida, potencializando o processo e agilizando as tomadas de decisões.
Benchmark
Realizei o bench para entender melhor o problema e analisar os outros players do mercado.
Descobri que para fazer essa ponte entre os cultivadores de plantas que desejam troca-las, existem algumas plataformas nas redes sociais como grupos de facebook, paginas no instagram e ate whatsapp, porem não encontrei nenhum app relacionado a troca.
O maior aprendizado com o benchmark é que apesar das pessoas que trocam suas plantas através das plataformas, falta confiança, proximidade e muitas das vezes não da certo a troca, devido á distância. Além disso, essas plataformas que ajudam os usuários a trocar plantas, são muito dispersas e o seu processo de troca é muito manual. Eu mesma tentei trocar através do instagram, porem a outra pessoa desistiu, pois, o frete saia muito caro e não valia a pena.
Pesquisa
Metodologias
Depois de esboçar algumas ideias, comecei o processo de pesquisa com os usuários a fim de entender como era o comportamento deles em relação á compra, troca ou possíveis ações relacionadas a plantas.
Realizei duas pesquisas adotando as metodologias: quantitativa e qualitativa.
​
Pesquisa quantitativa
Realizei a pesquisa quantitativa para validar algumas hipóteses que eu tinha, obter uma opinião geral de um grupo de pessoas e ter um volume considerável de respostas assim pude reunir dados o suficiente a respeito dos usuários em pouco tempo.
​
Fiz um formulário no Forms.app e enviei em grupos de troca de plantas no facebook, instagram, whatsapp e amigos, tentando abranger o maior numero de pessoas.
​
No meu primeiro formulário eu estava muito focada na minha experiência com plantas, já que tinha tentando trocar e não consegui, então queria entender sobre trocar plantas com pessoas que moram em outros estados e fiquei somente nisso e esqueci de outros detalhes que seriam muito mais relevantes, e que me dariam alguma solução para esse problema.
Então refiz o formulário estabelecendo objetivos para a pesquisa:
→ Qual é o público alvo do aplicativo
→ Entender se as pessoas já trocaram plantas umas com as outras.
→ Valor que os usuários estão dispostos a pagar por uma planta
→ Se ter plantas era so um momento da pandemia
→ O que incentiva as pessoas a trocar plantas uma com as outras
​
Pesquisa Qualitativa
Após a análise das questões do questionário, percebi que a pesquisa quantitativa foi muito rica, ajudou a validar muitas hipóteses em quantidade, porém, não seria suficiente para entender o usuário mais a fundo.
Ao total foram entrevistados seis pessoas, não coloquei um número inicial, pois queria obter as respostas e a partir do momento que as opiniões e ações dos usuários começam de fato a se repetir.percebi que já poderia parar.
Organizando e visualizando os dados
Exportei as respostas do questionário em um excel para entender as ações das pessoas que responderam e juntei com algumas respostas das entrevistas qualitativas.
​
O board esta a baixo conforme foram citadas nas respostas da pesquisa.
Diagnostico final
​​​​​​Com base nisso, encontrei pontos de encontro dos problemas tanto da pesquisa quantitativa e das entrevistas qualitativas que mais se destacavam:
→ Falta de informações do usuário com quem esta trocando
→ Falta de interação e possibilidades de novos modos de interação
→ Uma ferramenta de troca de plantas, para possibilitar várias dinâmicas diferentes de interação entre os participantes.
→ Eu não iria resolver o problema de um frete mais barato de um estado para o outro, mas posso facilitar a comunicação entre as pessoas e deixar claro onde elas moram para que não se decepcionem depois.
Fiquei satisfeita com os resultados, percebi que poderia basear meu app em uma rede social, já que as pessoas gostam de usar para trocar plantas e que também poderia colocar a opção das pessoas procurem plantas em outros estados, por último, pensei em como monetizar o app, que seria colocando plantas e propagandas de floriculturas, já que uma boa parte das pessoas adquirem suas plantas po
Personas
Protótipo no papel
Guideline e logo
Teste de usabilidade
Para observar como a pessoa utiliza o protótipo e me ajudar a validar o fluxo que ela está seguindo.
Realizei o teste de usabilidade com 3 usuários.
Os objetivos do teste eram: descobrir possíveis dificuldades e documentar a trajetória deles.
Portanto, as tarefas propostas para os usuários foram, resumidamente:
→ Fazer o cadastro de uma planta no app
→ Dar like e dislikes
→ Realizar uma conversa.
Protótipo final
Proximos passos
Mergulhei em uma área totalmente nova, onde eu ja tinha uma certa afinidade, porém com todo esse processo jamais imaginaria que iria amar tanto ela.
Apesar de ser o meu primeiro projeto, sinto que ele teve um resultado satisfatório, aprendi muito com ele, além de ter vários profissionais da área que me ajudaram nessa jornada.
Quem sabe o troca planta sai do papel um dia! :)
Obrigada!